O arquiteto e engenheiro espanhol, Santiago Calatrava, doou onze desenhos e duas maquetes para a exposição permanente do museu Hermitage de São Petersburgo, na Rússia. Se trata das primeiras obras do século XXI presentes numa das pinacotecas considerada mais completa do mundo.
A exposição, desde 27 de julho de 2012, já contava com a maquete do World Trade Center Transportation Hub e dois desenhos. A isto se somou a ampliação da igreja de St. John de Divine em Nova Iorque e 11 desenhos em médio formato na mesma temática.
A exposição foi visitada por mais de 233.000 pessoas desde sua inauguração e se espera que a cifra exceda a uns 600.000 até seu encerramento, dia 30 de setembro. Se for assim, esta seria uma das exposições mais populares que se realizou no Hermitage.
O museu possui uma das mais extensas coleções de projetos dos séculos XVII ao XIX, deste modo, as obras de Calatrava se conectam com aquela era graças a maquete de St. John de Divine e com o presente graças ao projeto de transportes da zona zero em Nova Iorque.
“É para mim um grande privilégio que minha sobras fiquem expostas permanentemente no museu Hermitage, um dos museus mais importantes do mundo, cuja coleção admiro enormemente”, disse Calatrava em declarações a Efe.
Vía ABC.es